top of page

7 Dicas de como melhorar a sua circulação sanguinea

  • Foto do escritor: Dr. Edmar Lemos
    Dr. Edmar Lemos
  • 9 de jul. de 2023
  • 5 min de leitura
Panturrilhas de uma pessoa correndo
Faça atividade física regular

Olá, sei que muita gente fala sobre a necessidade de manter uma boa circulação sanguínea, mas pouca gente sabe como o fazer. Aqui vão 7 dicas de como melhorar a sua circulação sanguínea e assim evitar problemas de saúde futuros:


1- Pare de fumar: As substâncias que estão presentes no cigarro, como a nicotina, provocam uma diminuição da espessura da parede dos vasos sanguíneos, evoluindo com perda da parte vascular. Além disso, também favorece na formação de placas na parede das artérias, reduzindo o fluxo do sangue. Já tentou parar e não conseguiu? Procure ajuda médica especializada, não há nenhum mal nisso.


O cigarro faz mal não só aos vasos sanguíneos, mas aos pulmões, boca, dentes, pele e também faz mal aos que convivem com o fumante.

Então pare de fumar o quanto antes e procure um angiologista para saber como anda a saúde do seu sistema circulatório.

 

2- Beba água: Beba pelo menos 2 litros de água por dia. Quando o seu corpo está hidratado, o volume de sangue aumenta, reduzindo a viscosidade, assim temos a melhora da circulação. Além disso, beber água ao longo do dia evita que o organismo retenha sódio (presente no sal), responsável pelos inchaços.

O consumo adequado de água tem muitos benefícios e contribui para a absorção dos nutrientes necessários ao corpo. Então, mantenha-se hidratado e consulte seu médico regularmente.

 

3- Evite de ficar muito tempo sentado: Pessoas que ficam assentadas durante longos períodos, em especial em viagens de avião, ônibus e carro e mesmo em escritórios, estão mais propensas a ter problemas circulatórios.

Depois de ficar muito tempo sentado em uma mesma posição, sem movimentar as pernas, com os joelhos dobrados, a pessoa apresenta dificuldade de retorno do sangue nas veias, dos pés para o coração. Em consequência disso, pode acontecer trombose e/ou embolia no pulmão, que podem ser fatais. Por isso é importante levantar-se e caminhar de tempos em tempos.


Se você precisa permanecer assentada por muito tempo, é recomendável mexer os pés, como se estivesse acionando o pedal de uma máquina de costura.

Essas pequenas atitudes já vão ajudar bastante a melhorar a circulação sanguínea e a sua saúde.

 

4- Faça atividade física: Para se manter ativo e saudável (inclusive com melhora da circulação), recomenda-se a prática de atividade física regular.


Exercícios que envolvem fortalecimento da musculatura das pernas, promovem a melhora do bombeamento do sangue dos pés em direção ao coração.

Você está sedentário? Recomendo caminhada leve (começando com 10 minutos e evoluindo progressivamente até 30 minutos) e a prática de musculação para o fortalecimento da panturrilha e melhora da circulação.

Para as pessoas que têm histórico familiar de varizes (predisposição genética para ter o problema), sugiro passar por um médico angiologista de sua confiança a partir dos 30 anos, para que seja feita uma avaliação específica e para que sejam tomados os devidos cuidados para a prática de atividade física.

 

5- Use meias de compressão: As meias de compressão são peças de roupas especiais, desenvolvidas para fazerem pressão nas pernas (principalmente panturrilhas), ajudando o sangue a voltar dos pés para o coração, funcionando assim como uma espécie de bomba muscular que atua contra a força da gravidade, prevenindo o aparecimento de doenças como a trombose, por exemplo.

Elas são indicadas para casos de doenças venosas ou quando a pessoa já tem a propensão a desenvolver problemas de circulação sanguínea, como síndrome pós-trombótica, obesidade, histórico familiar de varizes ou trombose, para pessoas que permanecem muito tempo assentadas ou de pé, etc.

Existem disponíveis no mercado vários tipos meias compressivas, algumas só cobrem os pés e a panturrilha, outras já cobrem até a altura da coxa e outras que são do tipo meia calça, que cobrem toda a perna e o abdômen. Além disso, tem a diferença de níveis de compressão, que vão variar de acordo com a queixa e necessidade de cada paciente.

Devido a estas variáveis, as meias devem ser usadas apenas após a indicação do médico, que vai informar a compressão, o modelo e o tamanho ideal para cada caso.

Tá precisando de meias? Tá com dúvidas de qual a ideal para o seu caso? Aqui no blog tem um guia do que você precisa saber para descobrir qual a meia compressiva mais adequada para o seu caso.


De toda forma, recomendo que procure um médico de sua confiança para a prescrição adequada. Informe a ele sobre o seu interesse em adquirir meias compressivas para que assim possa obter a melhor indicação de uso.

Ah! Dica de ouro: nunca durma com as meias compressivas! Elas atrapalham o retorno do sangue para o coração enquanto você dorme.

 

6- Coloque as pernas para cima: Olá! Durante o dia, você deita com as pernas pra cima? Não consegue? E a noite? Então, a dica de hoje é sobre os benefícios de deitar com as pernas elevadas. Sei que com a rotina corrida que temos, a prática acaba sendo deixada de lado, mas gostaria de dizer que se todos soubessem os benefícios que traz, tornaria isso um hábito.


Não sei se vocês sabem mas ficar com as pernas levantadas, faz a circulação sanguínea ser estimulada, ajudando a prevenir as famosas varizes, melhora também o sistema linfático, melhora a respiração, o sistema gastrointestinal e ainda promove uma sensação de relaxamento! Olha quantos benefícios!!

Você pode fazer isso deitando sobre um colchonete ou tapete de yoga, esticando as pernas apoiando os calcanhares na parede. Quanto mais perto o bumbum estiver da parede, mais difícil pode ser de sustentar as pernas ali (porque a maior parte das pessoas tem os músculos das coxas enrijecidos). Então vá se aproximando da parede aos poucos, a medida que for ganhando flexibilidade.

A prática é tão tranquila, que pode ser realizada por grávidas e pessoas com problemas na coluna, só é importante não se preocupar em ficar com as pernas em um ângulo de 90 graus (porque isso realmente é difícil quando se tem essas limitações). Então, quando mais confortável para você, melhor será.

O tempo ideal é entre 15 a 20 minutos. Mas se você não der conta de fazer logo de cara, comece com 5 minutos e vá progredindo. Importante é você começar!

Se você não consegue fazer durante o dia, você pode fazer isso a noite, durante seu sono. Basta colocar um ou dois travesseiros abaixo das pernas, fazendo com que elas fiquem mais altas que o seu coração. Permaneça nesta posição enquanto for confortável. Se começar a incomodar o seu sono, você pode tirar e voltar a dormir.

Pronto! Agora, mãos a obra!

Vamos colocar em prática mais essa dica?

 

7- Faça uma dieta balanceada: Todos sabemos que com a alimentação, não dá pra brincar.

Tudo que ingerimos afeta várias partes do nosso organismo, principalmente quando o assunto é a circulação do sangue.

Ao comermos gorduras saturadas e trans, são depositadas placas nas paredes das veias e artérias, o que vai dificultar ou impedir a movimentação adequada do sangue nos vasos sanguíneos. Evite comer embutidos, tipo linguiça, presunto e salsicha, pois eles contêm praticamente só gordura e sal, são muito calóricos e tem poucos nutrientes.

Devemos reduzir o consumo de sal, visto que ele aumenta a retenção de líquidos, fazendo com que o seu corpo fique inchado.


O excesso de açúcar também é prejudicial, podendo levar a obesidade e ao desenvolvimento de diabetes.

Uma alimentação saudável e balanceada favorece não só a parte vascular como também todo funcionamento adequado do corpo. Sendo assim, devemos evitar o excesso de sal, açúcar e gorduras saturada e trans.

É importante lembrar: Não adianta nada consumir alimentos que fazem bem para a circulação do sangue se você continuar a se entupir de gorduras ruins. Sua saúde é o seu bem mais precioso, cuide bem dela.


Siga essas dicas, tenha hábitos mais saudáveis para uma melhor qualidade de vida!


Um abraço a todos!

Yorumlar


©2020 by Dr. Edmar Lemos

  • Instagram
bottom of page