Quando devo realizar consulta com um Angiologista?
- Dr. Edmar Lemos
- 5 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
A consulta a um Angiologista pode ser recomendada em várias situações relacionadas a problemas que envolvem as artérias e veias.

Aqui estão algumas situações em que é indicado procurar a avaliação de um Angiologista:
Dores ou Desconforto nas Pernas: Se você apresenta dores constantes, sensação de peso, inchaço, cãibras ou fadiga nas pernas, especialmente após períodos de atividade física, pode ser indicado procurar um angiologista para avaliar a circulação sanguínea nas suas pernas e pés;
Varizes: A presença de varizes, veias dilatadas e/ou tortuosas, pode ser um bom motivo para agendar uma consulta ao Angiologista. Além da questão estética, varizes podem causar sintomas como dor, inchaço e sensação de queimação.
Úlceras Venosas: Feridas nas pernas, especialmente se forem lentas para cicatrizar, podem indicar problemas circulatórios e ser motivo para a necessidade de avaliação com o Angiologista.
Alterações na Cor ou Textura da pele: Mudanças na cor da pele, especialmente se houver áreas mais escuras ou manchas, podem ser indicativos de problemas circulatórios e merecem a atenção de um médico especialista em artérias e veias.
Histórico Familiar: Se houver um histórico familiar de doenças vasculares, como trombose venosa profunda, aneurismas ou outras condições, pode ser aconselhável procurar um Angiologista para a avaliação preventiva.
Dificuldade em Cicatrizar Feridas: Dificuldades persistentes na cicatrização de feridas, especialmente nas pernas, podem estar relacionadas a problemas circulatórios.
Presença de Fatores de Risco: Se você possui fatores de risco para doenças vasculares, como diabetes, hipertensão, tabagismo, obesidade ou histórico de doenças cardíacas, é importante realizar avaliações periódicas com um médico Angiologista para prevenir futuras complicações.
Se você estiver passando por alguma dessas situações ou apresentando algum destes sintomas, ou se estiver preocupado com a sua saúde vascular de maneira geral, é aconselhável procurar um bom Angiologista.
Esse especialista pode realizar exames clínicos, solicitar exames complementares e fornecer orientações sobre o tratamento e a prevenção de problemas vasculares.
Lembre-se de que a detecção precoce e o tratamento adequado podem ajudar a prevenir complicações mais graves.
Comments