top of page

Passo a passo da Meia Compressiva: Como escolher Meia Compressiva corretamente.

  • Foto do escritor: Dr. Edmar Lemos
    Dr. Edmar Lemos
  • 9 de jul. de 2022
  • 3 min de leitura

Você sabe qual é a meia mais indicada para o seu caso?


Pernas com meias compressivas até a coxa
Escolha sua meia da forma correta

O objetivo desse post é esclarecer a você de forma simples e clara, sobre como escolher a meia compressiva e sobre quais os tipos de meia disponíveis no mercado, facilitando na escolha da melhor meia para o cuidado das suas pernas.


A primeira etapa para escolher a melhor meia compressiva, é a de definição de qual a compressão é a ideal para o seu caso. Essa definição é feita pelo seu angiologista, mas se baseia em alguns pontos importantes.


Temos 3 variações de compressão no mercado, são elas:

15-20 mmHg - Meias usadas normalmente para a PREVENÇÃO

Essa graduação de pressão é normalmente indicada para o uso diário, para viagens longas e também para a recuperação após atividade física.

As meias com essa graduação de compressão, ajudam a melhorar a circulação sem comprimir muito suas pernas.

Elas são fabricadas com uma enorme variedade de meterias e cores, para combinar com diversos os estilos e ocasiões.


20-30 mmHg - Meias de MÉDIA COMPRESSÃO

Estas meias são ideais para pessoas que já apresentam veias varicosas, vasinho, pernas inchadas (edema), e para pós cirúrgico de varizes.

Para fazer uso dessa graduação de compressão, você não precisa obrigatoriamente apresentar algum dos sintomas acima, inclusive é por isso que reforço a importância do médico angiologista indicar a meia, visto que somente ele sabe qual a pressão mais adequada para o seu caso.


30-40 mmHg - Meias de ALTA COMPRESSÃO

Esse tipo de compressão é a mais elevada encontrada no mercado. Normalmente ela é indicada para pacientes com história de Trombose Venosa Profunda (TVP), Linfedema, Pernas Inchadas (edema), Veias Varicosas (graves) e para pós cirúrgicos específicos.


Após definirmos qual a melhor compressão para o seu caso, o próximo passo é definirmos o comprimento da meia. No mercado, encontramos 3 versões de altura de tratamento, que são eles:

Panturrilha 3/4

As meias de Compressão do tipo 3/4, são as meias que chegam até a altura da panturrilha (batata da perna), logo abaixo do joelho.

Por serem elásticas, algumas meias de compressão ao serem puxadas, podem passar dessa altura. Isso deve ser evitado pelo paciente, pois ela pode ficar com a pressão inadequada em determinados pontos, o que pode prejudicar o seu tratamento e tornar a meia ineficiente para o seu propósito.


Meia Coxa 7/8

As meias do tipo 7/8, cobrem praticamente toda a perna, chegando até a parte superior da coxa, quase na virilha.

Elas são desenvolvidas para indivíduos que necessitam de melhorar a circulação em toda a perna.

Meia Calça / Materna

A meia calça e a meia calça gestante são meias que vão até a altura da cintura, cobrindo toda a perna.

No caso da linha Materna, a meia ainda possui um ajuste para barriga para companhar o crescimento da barriga durante a gestação.


A Meia calça de um modo geral, tem as mesmas aplicações das meias 7/8, porém são mais indicadas para pessoas que possuem uma maior flacidez da pele e precisam de uma meia que cubra a perna toda. Ela também é indicada para pessoas que não se sentem "seguras" e ou confortáveis com as meias do tipo 7/8.


É importante dizer que as meias calças de um modo geral possuem compressão somente até a parte superior da coxa, então são ineficientes como cintas para a barriga, por exemplo.


Gabarito para meia compressiva
Como fazer medidas para a meia compressiva

O último passo é definir qual o estilo mais te agrada. Aí é escolher entre Unissex, masculina ou feminina, Esportiva, com ou sem ponteira.


Isso já é uma definição muito pessoal e eu costumo não interferir nessa escolha. Por ser uma questão de gosto, é muito importante que você adquira o modelo que mais te agrada, pois você só vai aderir ao uso, caso você esteja satisfeito(a) com sua aquisição.


Quando eu indico o uso de meias compressivas, na receita já informo a graduação da pressão ideal para o seu caso, o comprimento ideal da meia para o seu tratamento e o tamanho da meia ideal para a sua perna (faço as medidas no momento da consulta: tornozelo, panturrilha e coxa - de acordo com o seu comprometimento).


Você sabia que a definição da meia compressiva era feita assim? Gostou destas informações?


Se ainda ficou com alguma dúvida, entre em contato. Será um prazer te ajudar!




Comments


©2020 by Dr. Edmar Lemos

  • Instagram
bottom of page